PROBLEMAS CAUSADOS PELA INFLUÊNCIA DA TV NA SOCIEDADE
Os meios de comunicação em especial a televisão,têm gerado grande polêmica e muitos estudos em relação com as pessoas. Instalada na intimidade dos lares, a televisão molda comportamentos, sugere modismos, coage ao consumo e inculca valores. Como afirma, Ana Lúcia e Nauro Resende (1991), como mercadoria, a TV vende todos os valores: de produtos de limpeza a idéias, sentimentos e atitudes. A televisão pode exercer uma influência poderosa no desenvolvimento de valores e na formação do comportamento da criança e também do adolescente. Cenas de violência são apresentadas em todos os meios de comunicação,fazendo parte da programação atual da TV, o que chama a atenção principalmente das crianças que acabam ficando imunes a todos os tipos de agressão e violência, já que a vêem como entretenimento e até e até mesmo como maneira eficaz de resolver problemas, imitando esta violência que observam na TV. Enquanto fenômeno social questiona-se a TV, cria pseudonecessidades ou apenas reflete a necessidade dos telespectadores. Já para Eugênio Bucci (20001), a TV consolida padrões que estão mais ou menos aceitos ou para os quais já existe alguma predisposição entre as comunidades Sabendo que a maioria das crianças, passam em média, quatro horas diárias diante de um aparelho de TV e considerando que o tempo é equivalente ao que passam na escola, constitui-se aí grande preocupação para os adultos em geral, e particularmente, para aqueles interessados em problemas educacionais, pois, segundo Ana Lúcia e Nauro Resende, o consumo infantil, geralmente acrítico e passivo, sem dúvida terá decisiva interferência na representação que a criança formará da realidade. Lazarsfels e Merton (1999 página 44) afirmam: “A extensão da influência que os meios de comunicação têm exercido sobre a platéia deriva não só do que é dito.pois estes meios não apenas continuam a afirmar o status, mas. Na medida, deixam de levantar questões essenciais sobre a estrutura da sociedade.” As crianças que estão excessivamente expostas a violência que assistem na TV tem tendências a serem mais agressivas, visto que,a principal forma de aprendizado das crianças é a observação e imitação. Pesquisas demonstram que as crianças imitam o comportamento que vêem na televisão, sejam ele positivo ou mesmo negativo, como comportamentos violentos e agressivos. Às vezes, só assistindo a um programa violento, a agressividade pode aumentar. As crianças que observam espetáculos violentos cada vez mais realistas, repetidos com freqüência e que atentam para a violência “não castigada” são as que mais tentam imitar o que vêem, sentindo-se heróis. O impacto da violência na mídia pode ser imediatamente evidente no comportamento da criança, ou pode aparecer anos depois, mesmo que a atmosfera familiar seja harmoniosa. Isto, no entanto, não indica que a violência na televisão seja a única fonte de agressividade ou de comportamento violento entre as crianças e adolescentes, mas, exerce uma contribuição negativa bastante significativa. A TV fornece ao telespectador em geral e, particularmente, preocupante ao telespectador infantil, mensagens manipuladoras, revestidas de alto grau de semelhança que torna-se difícil delas duvidar. Uma TV dogmática, que conduz o telespectador a cada vez mais inibir suas funções mediadoras de interação com o meio. O que para Vygotski, nas relações entre os processos de desenvolvimento e aprendizagem, quanto mais empobrecido forem as experiências das crianças, menor serão, qualitativamente, suas internalizações. Influências Positivas Que A TV Exerce Sobre As Crianças A TV tem grande capacidade de ensinar coisas positivas e produzir resultados benéficos. Inúmeros benefícios educacionais foram coletados em centenas de estudos e enquadrados nas seguintes categorias: Habilidades Cognitivas várias habilidades acadêmicas foram utilizadas pela televisão para ensinar alunos de todas as idades na década de 1950 e 1960. As pesquisas mostraram que ela pode ser eficaz no desenvolvimento de habilidades de leitura, vocabulário matemática resolução de problemas e criatividade, como foi demonstrado por programas como Vila Sézamo e outros. Conteúdo Acadêmico: Ao longo da segunda metade do século XX, os estudantes se beneficiaram com informações de diversas áreas de conhecimento, apresentadas pela mídia de maneira eficaz e atraente. Comportamento Pró-social : Através de vários programas, a criança pode aprender comportamentos positivos como: importar-se com os outros, cooperação, empatia e outros; como mostram alguns estudos. Nutrição e saúde : A TV pode ser uma fonte de informações sobre assuntos relacionados a saúde. Alguns anúncios de utilidade pública, comerciais e campanhas publicitárias podem se eficazes em promover hábitos positivos de saúde e higiene. Questões Sociais e Políticas: Hoje as pessoas estão muito melhor informadas sobre acontecimentos que moldam sua sociedade e cultura do que quaisquer outra ao longo da história. Cresce cada vez mais a conscientização de problemas sociais como violência familiar, discriminação racial e desemprego; quando assuntos como estes são discutidos abertamente na TV, incentivam a discussão e abordagem de temas que fazem parte tanto do nosso cotidiano; como da sociedade em geral.
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